terça-feira, 6 de setembro de 2011

Lasanha de Berinjela Ultra Light


Um dia frio e chuvoso, já se pensa em uma bela massa com muito molho e muito queijo. Ops, a namorada está de dieta, então reformulamos uma receita de lasanha, substituindo a massa por berinjela, o queijo por uma pasta de ricota, e a boa e velha carne moída trocamos pelo frango. O resultado? Uma lasanha extremamente light leve, fácil de fazer, muito barata, ótima para toda as pessoas de dieta ou não, principalmente para crianças que não gostam de vegetais. Sem mais delongas vamos à receita:

Lasanha de Berinjela Ultra Light

Ingredientes para 4 porções

(fizemos em uma forma de bolo inglês)

Massa:

2/3 berinjela grande em fatias longitudinais finas

Recheio

1 filé de peito de frango cortado em cubinhos

2 sobrecoxas sem osso e sem pele cortado em cubinhos

O restante da berinjela cortada em cubinhos

1 cebola média cortada em cubos

3 dentes de alho picados

1 tomate com semente cortado em cubos

½ cenoura ralada

1 maço pequeno de espinafre ou ½ dos grandes picado

¾ de xícara de extrato de tomate

Quanto baste de água

Sal/Pimenta

Pasta de ricota

150g de Ricota (a que tiver menos calorias)

2 colheres de sopa de requeijao light

Cheiro verde picado

Como fazer.

1 Ligar o forno em temperatura média-alta (190 C) e colocar as fatias de berinjela sobre uma forma levemente untada. Deixar até quase secar, virar de vez enquanto , para dourar os dois lados, ela fica quase crocante fora e macia no centro (+- 20 minutos)

2 Enquanto a berinjela esta no forno vamos fazendo o recheio.

3 Corte a berinjela em cubos pequenos e coloque em uma peneira com sal, para tirar o armagor durante 5 minutos. Lavar e deixar escorrer bem. Reserve.

4 Enquanto isso, refogue a cebola por 4-5 m, adicione a berinjela refogue mais um pouco, coloque o alho e por ultimo o tomate, refogue bem até quase o tomate desmanchar. Reserve o Refogado

5 Na mesma panela, coloque um fio de óleo e refogue os cubos com frango, deixe dourar. Adicione a cenoura ralada, e volte o refogado, adicione o espinafre e refogue bem.

6 Colocar o extrato de tomate e um quanto baste de água, não pode ficar aguado. Tem que ficar um pouco cremoso.

7 Pasta de ricota – Misturar a ricota, requeijão e cheiro verde, até obter uma mistura homogênea.* O sal é opcional na pasta, não coloquei e não senti falta de sal, e sem contar que é bom para diminuir o consumo de sódio diário.

Agora é só montar

Em uma forma de bolo inglês. colocar o molho no fundo, dispor as fatias de berinjela suficiente para cobrir o molho, colocar mais molho e a pasta de ricota, repetir o processo , até 3;4 da forma( suficiente para não sujar o forno), colocar na ultima camada a pasta de ricota e cobrir com queijo parmesão ralado fresco.

Levar ao forno para gratinar e pronto. Rende 4 porções de 280 calorias em média

Espero que gostem. Beijos

2 comentários:

  1. Fizemos e ficou muito bom! Substitui o espinafre por escarola e ficou uma delícia. A receita é bem leve e saborosa. Obrigado Gabriel!
    Maurício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só coloquei o peito de frango!

      Excluir